SISTEMAS ERP
Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos e escritórios. Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas. Os principais problemas dessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema.
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.
Os sistemas ERP surgiram a partir da evolução dos sistemas MRP (Material Resource Planning). Neles, foram agregados as funções de programação mestre da produção, cálculo grosseiro de necessidades de capacidade, cálculo detalhado de necessidade de capacidade, controle do chão de fábrica, controle de compras e, mais recentemente, Sales & Operations Planning. Dessa forma, os sistemas MRP deixaram de atender apenas as necessidades de informação referentes ao cálculo da necessidade de materiais, para atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura. O MRP passou, então, a ser chamado de MRP II (Manufacturing Resource Planning -  Planejamento de Recursos de Manufatura).
Com o objetivo de ampliar a abrangência dos produtos vendidos, os fornecedores de sistemas desenvolveram mais módulos, integrados aos módulos de manufatura, mas com escopo que ultrapassa os limites da manufatura. Como exemplo, foram criados os módulos de Gerenciamento dos Recursos Humanos, Vendas e Distribuição, Finanças e Controladoria, entre outros. Esses novos sistemas, capazes de suportar as necessidades de informação para todo o empreendimento, são denominados sistemas ERP.
Estrutura típica dos sistemas ERP
Os sistemas ERP são compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas atividades das empresas. A figura abaixo apresenta uma estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP. Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos.


Figura 1 - Estrutura típica de fucionamento de um sistema ERP (DAVENPORT, 1998)


Os módulos citados na figura acima estão presentes na maioria dos sistemas ERP. Além deles, alguns sistemas ERP possuem módulos adicionais, tais como: Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Manutenção, entre outros.

Implantação de sistemas ERP
As funcionalidades dos módulos de um sistema ERP representam uma solução genérica que reflete uma série de considerações sobre a forma que as empresas operam em geral. Para flexibilizar sua utilização em um maior número de empresas de diversos segmentos, os sistemas ERP foram desenvolvidos de forma que a solução genérica possa ser customizada em um certo grau.
Na implantação de um sistema ERP, a customização é um compromisso entre os requisitos da empresa e as funcionalidades disponíveis no sistema. Inicialmente, na maioria das vezes, os processos de negócio das empresas precisam ser redefinidos para que seus requisitos se aproximem das funcionalidades do sistema. Então, a primeira medida de customização é a seleção dos módulos que serão instalados. A característica modular permite que cada empresa utilize somente os módulos que necessite e possibilita que módulos adicionais sejam agregados com o tempo. Em seguida, para cada módulo, são feitos ajustes nas tabelas de configuração para que o sistema se adeque da melhor forma possível aos novos processos de negócio. Mesmo com a customização, a solução pode não atender a alguns requisitos específicos das empresas. Nesses casos, as empresas precisam utilizar outros sistemas complementares ou abandonar seus requisitos específicos e adotar processos genéricos.
Por esse motivo, a decisão de implantação de um sistema ERP só deve ser tomada após uma análise detalhada dos processos da empresa e das funcionalidades dos sistemas ERP. Além disso, é muito importante que as empresas considerem, desde o início da implantação, os impactos que a redefinição dos processos e a introdução do sistema terão na estrutura, cultura e estratégia da organização.

Benefícios da utilização de sistemas ERP
A utilização de sistemas ERP otimiza o fluxo de informações e facilita o acesso aos dados operacionais, favorecendo a adoção de estruturas organizacionais mais achatadas e flexíveis. Além disso, as informações tornam-se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisão com base em dados que refletem a realidade da empresa. Um outro benefício da implantação é a adoção de melhores práticas de negócio, suportadas pelas funcionaldades dos sistemas, que resultam em ganhos de produtividade e em maior velocidade de resposta da organização.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço.
  Serviços

  • HOSPEDAGEM DE SITES
  • TELEFONIA VOIP
  • E-MAIL MARKETING
  • SMS MARKETING
  • STREAMING ÁUDIO/VÍDEO
  • VARNISH CACHE
  • DESENVOLVIMENTO DE SITES
  • SISTEMAS DE GESTÃO WEB
  • VERIFICAÇÃO DE DOMÍNIOS
  • CONSULTORIA WEB
  • ATIVAÇÃO IPv6
  • SUPORTE
  •   Políticas

  • ADESÃO
  • PRIVACIDADE
  • USO ACEITÁVEL
  • ANTI SPAM
  • SENHAS
  •   Ferramentas do Cliente

  • SEU BOLETO
  • PAINEL DE CONTROLE
  • WEB MAIL
  • WEB FTP
  • COMPONENTES ASP
  • CONTATO
  • Apresentação

    Somos uma empresa 100% nacional e o parceiro ideal para você e a sua empresa terem uma presença com qualidade na Internet. Possuímos um amplo portfólio de serviços e uma estrutura desenvolvida e aperfeiçoada no mercado de serviços on-line.
    Aqui você tem a certeza de encontrar sempre soluções completas e de alta tecnologia no que há de mais moderno para todas as empresas que desejam estar ou já se encontram na internet tais como: desenvolvimento de websites, hospedagem, contas de e-mails, banco de dados, pesquisa e registro de domínios entre outros.
    Para levar tudo isto até nossos clientes, pesquisamos continuamente toda a concorrência (provedores de serviços WEB) e as mais importantes ferramentas disponíveis no mercado, para que possam ser sempre bem atendidos pela ProvSUL.
    Nossa equipe altamente qualificada está aguardando o seu contato para proporcionar o atendimento profissional e personalizado de que você e a sua empresa desejam e necessitam.
    Sua empresa poderá contar com a assessoria de nossos técnicos em questões de segurança, roteamento dinâmico, desenvolvimento de ferramentas, bancos de dados, monitoramento de redes IP, contingência e backup.
    Oferecemos serviços de Internet para aplicações de missão crítica, onde confiabilidade e permanente disponibilidade são fundamentais.
    Infra-Estrutura

    Trabalhamos com estrutura própria classificada como Tier 4. Um prédio inteiramente criado para ser um DataCenter, com entrada de energia por 2 vias (normalmente com duas subestações de energia), 2 sistemas de nobreak em paralelo, geradores em n+1 (sempre com um de reserva), paredes com isolamento térmico e acústico, piso elevado, energia elétrica dimensionada de 500 KVA até 40 MVA. Somos também a primeira empresa de hospedagem de sites a implementar segurança de FTP para todos os clientes (em Linux e Windows).
    HARDWARE e CONEXÃO  -  A ProvSUL tem como política usar somente equipamentos e componentes de alta qualidade e de marcas notadamente conhecidas, uma vez que a performance e confiabilidade dos equipamentos são pontos determinantes para a garantia da disponibilidade dos websites dos clientes.
    SEGURANÇA  -  O acesso restrito tem como objetvo manter sempre a integridade dos equipamentos e das informações dos clientes. Além disso, ainda disponibilizamos um gerenciamento de soluções de segurança de rede, o que garante, além da segurança física, também a lógica, através de Firewalls e filtros que fazem parte da rede, o que maximiza a segurança dos aplicativos de nossos clientes.
    PAINEL DE CONTROLE  -  O painel de controle ProvSUL é próprio e exclusivo. Uma interface web utilizada por nossos clientes para administração e gerenciamento de seus planos. Este painel contempla facilidades como configurações automáticas de e-mails, webmail, webftp, alteração de senhas, habilitar e desabilitar recursos e muitos outros.
    Missão

    Apresentar soluções inéditas, diferenciadas, inovadoras e de rápida implementação para nossos clientes, com excelência em atendimento humanizado e melhoria contínua dos serviços conduzindo os processos de forma rentável para sustentar nosso constante crescimento.
    PROVSUL - Provedor de Serviços WEB - Todos os Direitos Reservados © 2002-2014
    Todo conteúdo deste site é de uso exclusivo da PROVSUL